quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa,oic.br

 

Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa,

A cidade de Guaratinguetá duas vezes abençoada, por Nossa Senhora, Aparecida no Rio Paraíba em 1717 e Frei Galvão o primeiro Santo Brasileiro, nascido em 1739, assiste agora o processo de Beatificação de Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa fundadora do Mosteiro da Imaculada Conceição em Guaratinguetá, aberto há quase dois anos atrás, para ser mais exato no dia 12 de Março de 2009, contou com a presença de vários religiosos locais.

Santa Beatriz da Silva

No Mosteiro tem mais de 500 graças alcançadas vindo do Brasil e do exterior e esse numero aumenta a cada dia que passa. A história dessa Santa começa em 1910 quando seus pais, vindo da Itália se mudaram para São Paulo, trazendo com apenas dois meses Maria Joanna Leselva futura Madre, passado alguns anos a menina entrou em um colégio Salesiano, aonde fez os seus primeiros estudos, foi ai que despertou o desejo de seguir a vida de religiosa.  

            No dia 11 de Fevereiro de 1931 ingressava no Mosteiro da Luz em São Paulo a menina Maria Joanna Laselva, com então 21 anos, e um forte desejo de seguir o exemplo de Santa Beatriz, fundadora da ordem das Irmãs Concepcionistas. Maria Joanna Laselva recebeu o hábito no dia 15 de Agosto de 1931, mudando o seu nome para Irmã Maria de Lourdes de Santa Rosa.

            Depois de um noviciado fervoroso fez sua profissão solene a 15 de Agosto de 1935, desde então, o seu estilo de vida e seu modo virtuoso fez com que muitas pessoas a procurassem pedindo orações, estando ela sempre disposta a atender todos sem medir esforços, por seu modo exemplar foi escolhida pela então Madre Abadessa para fundar um novo Mosteiro em Guaratinguetá, cidade natal de Frei Galvão, o santo conselheiro espiritual das primeiras irmãs Concepcionistas. A irmã Maria de Lourdes viveu aproximadamente 13 anos em São Paulo até que os seus caminhos começaram a se assemelhar com aquele que com muita dificuldade arquitetou e construiu o Mosteiro da Luz.

Madre Maria de Lourdes de Stª Rosa

            Logo que foi escolhida para empreender a árdua missão de fundar um novo mosteiro, a irmã veio para Guaratinguetá 1944, junto com mais 5 irmãs, com os poucos recursos que elas provinham o então, Padre Antônio Morais Júnior pároco da Catedral de Santo Antonio e futuro Arcebispo assumiu a responsabilidade da Construção do novo Mosteiro e a planta ficou a cargo dos franciscanos do Convento de Nossa Senhora das Graças.

            Esse mosteiro ficava do lado da Igreja de Santa Luzia, no bairro do Campinho, quando as irmãs se mudaram para lá ele ainda estava inacabado, então, Madre Maria de Lourdes junto com as outras irmãs tiveram que assentar os batentes e portas, rebocou paredes, cimentou o chão e ainda por não permitir que estranhos entrasse no Mosteiro, tiveram que ser carpinteiro, eletricista, encanador, pintor, etc., e mesmo com todas as dificuldades que passam, a vida das concepcionistas passa grande parte no altar, intercedendo por todos os Guaratinguetaenses, e mesmo quando elas estavam com a mão na “obra” o pensamento estava em Deus. No meio dos trabalhos podemos citar a confecção das pílulas de Frei Galvão.  

            Mesmo com as doações do povo o Mosteiro era muito pobre e pequeno faltando o necessário para as irmãs.

Madre Maria de Lourdes começou então a angariar meios para construir um novo mosteiro maior e retirado do centro da cidade, onde elas teriam mais espaço para as plantações, conseguindo do prefeito a doação de uma parte de um terreno e a outra parte de sua própria mãe. Esse terreno ficava situado aproximadamente 4 km do centro urbano da cidade, sendo grande e propicio para o silencio, as obras foram sendo realizadas com doações e sacrifícios no decorrer de quase 10 anos.  

            As orações e penitencias valeram a pena e o novo Mosteiro foi inaugurado em 1962 no dia 8 de Dezembro dia da Imaculada Conceição, foi consagrado também a São Miguel Arcanjo.

            A vida dessas religiosas sempre foi de muito sacrifício e uma constante penitencia mesmo com todas as dificuldades, elas viviam felizes e em paz com a providência Divina.

Mosteiro da Imaculada Conceição

            Depois de um longo período de paz o Mosteiro entrou em uma crise de vocações e muita pobreza, foi nessa ocasião que um Visitador Apostólico ordenou que fosse fechado e as irmãs transferidas, a então Abadessa, com a saúde já abalada por uma vida sofrida e um grave problema no pulmão, inconformada com a decisão, obteve a licença de defender o Mosteiro.

            Procurou o apoio dos religiosos locais e não conseguiu, foi atrás das autoridades religiosas do Brasil, mas não teve êxito por não serem da mesma diocese, foi então, que com a saúde frágil a Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa partiu para Roma no dia 09 de Setembro 1974, na companhia da Madre Maria Passiflora.

            Essa extraordinária irmã, frágil impressionou a todos que a assistiram apresentar suas razões perante a Sagrada Congregação para os Religiosos, por esse ato de heroísmo o decreto foi suspenso e o Mosteiro pode seguir sua vida normal.  

            Ainda em Roma ela teve uma grave crise de saúde, tendo então que voltar a Guaratinguetá, onde, foi internada no Hospital Frei Galvão e mais tarde transferida para São Paulo, falecendo no dia 19 de Novembro de 1974. No dia seguinte foi sepultada na capela do Mosteiro da Imaculada Conceição em Guaratinguetá, onde encontra a sua sepultura até hoje.

             Com essa pequena biografia podemos  dizer que vamos ter em um futuro próximo outro reconhecimento de Santidade em terras de Guaratinguetá, o que vai aumentar e muito o turismo no Mosteiro da Imaculada Conceição. Isso vem enriquecer a nossa região, que posso dizer, que é o maior centro de peregrinação religiosa do Brasil e um dos maiores do mundo.   

Sem comentários: